terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Céu da Boca



Esse livro aí reúne experiências de pessoas provando pratos que marcaram a infância... olha só:

Nesta obra, 18 pessoas de diferentes áreas profissionais escrevem sobre a lembrança que lhes ocorreu quando convidados a rememorar refeições e sabores da infância e adolescência. Textos de puro prazer que remetem o leitor de volta às suas próprias raízes e vivências, num exercício sensorial de memória.

"Exercício Sensorial de Memória". Adorei a idéia, porque certos sabores trazem tanta coisa de volta!
Talvez seja por isso que toda vez que voltamos para casa, minha mãe pergunta de cara: "vocês vão querer comer o quê?". E - sempre - nossos pedidos acabam sendo os mesmos.

Não basta voltar para casa: a gente tem que se sentir em casa. Ter aquele cheiro de volta.

E esses são os pratos que levo comigo e que têm o gosto da minha infância:

** Lombo com Abacaxi
** Arroz com Suan
** Vaca Atolada
** Quibebe com picadinho de carne
** Encapotado
** Bolinho de Chuva

obs: a lembrança gastronômica mais antiga que eu tenho é a do "Arroz Com Tranqueira" da minha avó, mas ela não libera a receita.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc esqueceu da macarronada maravilhosa da Vó Lourdes de todo domingo. Jantávamos vendo "Os Trapalhões" !!!!!!!!!

Unknown disse...

não esqueci não! não coloquei na lista porque aquela macarronada só ela sabia fazer, e não tem mais como ter aquele sabor de volta. E como vc disse, era um conjunto de sensações: a macarronada, o frango ao molho, o prato de alumínio na cama, Os Trapalhões na TV e a abertura do Fantástico!

Anônimo disse...

Frango com quiabo
Moranga com bacon
bife acebolado
Sopa de Ervilha com músculo
vaca atolada

tudo acompanhado de arroz feijão e angu, como boa filha de mineira

tem tambem
suco de caju (só o cheiro já remete à minha infância)
fruta pão frita
jabuticaba (roubada do pé)
goiaba branca (roubada do pé)

ô tempo bom....