segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TURQUIA - parte 6: Capadócia

* Agora acabou, prometo. =))

* Post rápido, só para registrar os últimos dias de viagem na Capadócia- região central da Anatólia - (isso, "a terra do São Jorge").

* Eu não sabia se valia a pena ir até a Capadócia só para fazer a tal "viagem de balão". Bem, vale MUITO a pena. E o balão não é nada perto da imensidão daquele lugar.

* Você é bombardeado por tantas referências religiosas e históricas, que volta querendo (e precisando) estudar muito para assimilar tudo o que aprendeu.

Hotéis-Caverna, Albergues-Caverna, Casas-Caverna...
* O delicioso "pottery kebab", em Göreme, já citado aqui. O kebab versão "picadinho de frango ou carne" vem dentro do pote de argila, que é quebrado na mesa. Coloquei o endereço do restaurante no final do post:


* O museu a céu aberto de Göreme:

* A vista do hotel e uma arvorezinha de Natal competindo com o cenário:

* Eu morro de medo de altura. Morro. E estava usando o preço salgado do passeio de balão como uma desculpa para não ir... Ainda bem que me convenceram. As fotos ficam horríveis aqui no blog, mas dá para vocês terem uma idéia:



* O passeio começa às 7 da manhã. Dá para ver o dia nascendo, lááá de cima:

* Escolhemos a empresa Anatolian Balloons, que é a mais tradicional por lá, mas há várias. A melhor coisa é ir direto na empresa para não pagar as taxas de passeio cobradas pelos hotéis. O passeio leva uma hora e custa $125 euros ($250 liras turcas = $250 reais). SIM, vale. E para quem também tem medo de altura: não esquenta. É muito tranqüilo e "sem turbulências". =)

* Passeio pelo Ihlara Valley:



* Todo mundo que vai para a Turquia (ou a qualquer país muçulmano) se impressiona com o "adhan". Adhan é a chamada aos muçulmanos para as cinco preces diárias, transmitidas do alto das torres das mesquitas (o "minarete").

* Li que o "adhan consistia originalmente numa frase simples ("Vinde à oração!"), mas o profeta Muhammad (Maomé) pediu ao seus crentes uma forma de tornar o apelo mais 'sofisticado'".

* Você se acostuma com os 'chamados' durante o dia, mas é sempre emocionante quando aquele canto começa a ecoar pela cidade inteira. Como a Capadócia é MUITO mais silenciosa que Istambul, um dia acordei com um desses, às cinco da manhã. Era o chamado para a primeira oração do dia, que contém, sabiamente, a frase: "A oração é melhor que o sono":

* Para saber do que consiste a recitação do chamado, clique aqui. Muito interessante.

>> INFO:

* O vôo de Istambul até o aeroporto de Kayseri leva 1h20min. Dá para pegar um ônibus do aeroporto até a (região da) Capadócia, mas fomos de taxi mesmo. Mais 1h e pouco de viagem. O preço da corrida é tabelado e fechado - sem sustos.

* Restaurante em Göreme que vende o "pottery kebab": Royal Cappi. // Não tem como não achar, pois o "centrinho" da cidade só tem uma avenida pequena. Não há endereço, só um número (50180) e um telefone. Se precisar: tel. 0384 271 29 05.

* Para o passeio de balão: Anatolian Balloons. Reserve $125 euros (preço pago diretamente no balcão da empresa, baixa temporada).

* Vale fazer uma visitinha à fábrica de cerâmica Güray Seramik, em Göreme (gratuito). As peças são lindas, você vê todo o processo de criação, o guia fala inglês e ainda dá dicas ótimas de restaurantes e passeios na região. =)

* Não fiquei hospedada aqui, mas li boas recomendações sobre esse albergue/hotel/pensão por lá, o Traveller's Cave Hotel.

>> Para ver todas as fotos com uma resolução mais digna:

[ FLICKR ]

>> Posts Anteriores:

[ Turquia - parte 1: Turcos ]
[ Turquia - parte 2: Estrada ]
[ Turquia - parte 3: Paredes ]
[ Turquia - parte 4: Comidinhas ]
[ Turquia - parte 5: Beyoglu ]

2 comentários:

João Miguel disse...

Belas fotos do alto, no balão. Deve ter sido uma sensação e tanto :))

Anônimo disse...

Fotos Lindas! Vc foi em que mês??? Estou com viagem programada para fevereiro e estou com medo de ter muita neve :-/